Significado de Tsunami   O que é, Conceito e Definição

Significado do Tsunami – que é, Conceito e Definição

Um Tsunami ou maremoto é uma série de ondas gigantes, que se formam principalmente através de tremores secundários. Os Tsunamis têm um grande poder destrutivo, porque eles ganham um monte de força de quando eles chegam em regiões costeiras, formando ondas de mais de 30 metros de altura.

Etimologicamente, o tsunami é um termo de origem japonesa, onde tsu significa “porto” e nami “onda”, pois a “onda de porto”. Tsunamis forma quando há choques no fundo do mar ou perto do oceano, e acabam gerando uma grande perturbação na água.

As ondas do tsunami de viagem ao longo do oceano, e em alto-mar são praticamente imperceptíveis, mas quando eles se aproximam da terra, fazendo com que o atrito com o fundo, fazendo com que o tamanho da onda aumenta muito e destruir tudo que está ao redor. O tsunami também pode ser causado por vulcânica do solo, mas geralmente têm menos energia do que as do mar.

É muito difícil prever quando os tsunamis podem ocorrer. Alguns países, com maior incidência e riscos de ser atingido pelas ondas gigantes, têm um centro de alerta, mas nem sempre é possível ter certeza.

Os países que estão em regiões costeiras, como Filipinas, Indonésia, Japão, Ilhas Fiji, Estados Unidos, Havaí, tem um histórico de episódios envolvendo grandes tsunamis. Para facilitar a previsão, é possível utilizar sensores, submarino, telemetria por rádio e satélite e outros instrumentos que tentam medir o comportamento das ondas e o seu tamanho.

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami atinge a costa, o mar recua, e dependendo se é muito ou pouco, a respeito da energia das ondas que estão chegando. Inicialmente, as ondas serão de longo e baixo, quase maior que 0,3 a 0,6 metros, e sua energia pode diminuir ou até mesmo desaparecer, como eles viajam milhares de quilômetros.

O tsunami já fez centenas de vítimas em todo o mundo, devastaram cidades inteiras, e até mesmo com a tecnologia, nenhum país é 100% pronto para ajudar a população, quando ocorre o fenômeno.

Veja também o significado do Terremoto.

Significado do Tsunami – que é, Conceito e Definição
Classifique esse artigo

Deixe um comentário