Significado de IBAMA   O que é, Conceito e Definição

Significado do IBAMA – que é, Conceito e Definição

O IBAMA é a sigla do Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que é um órgão federal responsável pelas políticas de proteção do meio ambiente no Brasil.

Com o poder de polícia ambiental, o IBAMA ajuda na preservação, controle, vigilância e conservação da fauna e flora nacional, além de realizar estudos sobre o meio ambiente e a concessão de licenças ambientais para projetos que possam ter impacto sobre a natureza.

Criado a partir da Lei nº. 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, a agência visa a preservar a natureza em todos os sentidos, cuidando e inspecionar as regiões que estão sendo desmatadas, de acompanhamento de surtos de fogo em florestas nativas, ajudando a combater o contrabando de animais, e etc.

O IBAMA deu mais visibilidade e reforçou a preocupação com o meio ambiente, e cada vez mais é necessário ter um corpo que está preocupada com a preservação ambiental.

A própria entidade tem o dever de pressionar o governo a aprovar leis, estatutos e frases com maior rigor contra os crimes de ambientes. Inclusive, foi criado em 1993, o Ministério do meio Ambiente, o órgão a que a agência está subordinada, e é o representante dos direitos na política do meio ambiente.

Saiba mais sobre o significado de meio Ambiente.

Significado do IBAMA – que é, Conceito e Definição
Classifique esse artigo

Deixe um comentário