Significado de Cadastro positivo   O que é, Conceito e Definição

Significado do cadastro positivo – que é, Conceito e Definição

O cadastro positivo é uma forma de registro da vida financeira de uma pessoa. O registo é popularmente conhecido como o “cadastro de bons pagadores” e existe no Brasil desde 2011.

No cadastro, são registradas as informações sobre os pagamentos que são feitos pelo consumidor cada mês. O registo de registos a pontualidade da data dos pagamentos, ou seja, é uma maneira de confirmar que o consumidor tende a fazer os pagamentos em dia.

No cadastro, são registradas automaticamente todas as contas pagas, contas mensais como água, luz, telefone, internet, banco de empréstimos, financiamentos e pagamentos em cartões de crédito.

Como registrar um positivo?

Para fazer parte do cadastro positivo, é necessário que o consumidor autoriza que a consulta é feita por uma das empresas que registram esse tipo de informação.

A autorização pode ser justo para a Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou para outra empresa que está autorizado a fazer o controle desses registros financeiros.

Após o consumidor preenche um formulário de inscrição e dá a autorização para a empresa todos os pagamentos feitos por ele será gravado. Dessa forma será gerado um registo de todos os pagamentos efetuados mês a mês.

Se em qualquer momento o cliente não deseja fazer parte do registro do cadastro positivo o suficiente para solicitação de cancelamento de inscrição, no horário que você preferir.

Quais são os dados são guardados no registo?

O cadastro positivo não registro de todas as informações sobre a vida financeira de uma pessoa ou de uma empresa.

Respeito à privacidade do consumidor é salvo apenas as informações básicas, tais como:

  • o valor da compra ou de empréstimo,
  • o número de parcelas em que a conta foi dividida,
  • datas de vencimento de cada mês,
  • datas em que os pagamentos foram feitos.

O que é o cadastro positivo?

O cadastro positivo foi criado para ser um banco de dados de consulta dos dados financeiros. O registo pode ser consultado por empresas ou lojas para saber se o cliente é, geralmente, para pagar suas contas em dia.

Se o cliente tem um registo positivo significa que ele não está no padrão, ou seja, que ele não costuma atrasar os pagamentos ou deixar de pagar suas contas.

A consulta do registo pode ser usado, por exemplo, para facilitar a compra pago ou para assegurar a concessão de um empréstimo de dinheiro ou de financiamento.

Outra vantagem que tem sido proposto com a criação do cadastro positivo é a diminuição das taxas de juros pode ser reduzida quando se comprova que o cliente tem um histórico financeiro positivo.

Como consulta o cadastro positivo?

A consulta de registro não é permitido para qualquer pessoa.

Os dados de pagamentos dos consumidores que participar no registo estão disponíveis apenas para bancos, empresas e para o próprio usuário cadastrado no sistema.

Veja também os significados do Serasa e Delinquência.

Significado do cadastro positivo – que é, Conceito e Definição
Classifique esse artigo

Deixe um comentário