Significado de Dependência química   O que é, Conceito e Definição

Significado de Dependência química – o que é, Conceito e Definição

É uma condição física e psicológica causada pela constante consumo de substâncias psicoativas. Por causa do uso constante destes tipos de drogas, o corpo humano torna-se cada vez mais dependente da mesma, resultando em sintomas que afetam o sistema nervoso. Quando o indivíduo pára de consumir, tem a sensação de ressaca, considerado um dos principais motivos que impedem o abandono dos medicamentos por parte do dependente.

A dependência varia dependendo de o vício e a freqüência de consumo do indivíduo. Uma das áreas mais afetadas de um dependente químico é psicológico, mudando abruptamente a sua maneira de viver e sua interação com a sociedade.

A dependência química é considerada uma doença crônica, causada por uma necessidade psicológica da pessoa para buscar o prazer e evitar sentimentos desagradáveis, causados pela retirada.

O Crack é uma substância química que faz com que um monte de dependência, porque ele tem um efeito mais imediato do que outras drogas, e, portanto, seu consumo tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O consumo de crack e de outras drogas pode levar à loucura, prisão ou morte, ou para tratamento.

Sintomas

É possível identificar se a pessoa é ou não é dependente química. No caso, para ser considerado um dependente, isso significa que o indivíduo não é capaz de gastar um monte de tempo sem consumir a droga em questão, sob a consequência de acusar a abstinência. No entanto, é importante notar que o consumo de drogas normalmente segue um padrão que, no fim, leva-se muito rapidamente à dependência química. Um dos sinais de que pode ajudá-lo a identificar, é que o indivíduo sente a necessidade de aumentar a dose da droga para que ele continue a fazer efeito, o consumidor se torna cada vez mais constante, embora você deseja consumir menos, e o sinal mais explícito em relação a um dependente químico é o paciente.

Abstinência

Quando o sujeito pára de usar a droga depois de muito tempo de consumo, o seu corpo irá reconhecer a retirada ou a ressaca. Os principais sintomas de quem acusa de abstinência são: irritação, insônia, confusão mental, alucinações, convulsões, e muito forte desejo de consumir a droga, desespero, isolamento social, a falta de cuidado consigo mesmo e com a sua aparência, entre outros.

Quando uma pessoa consome uma droga para relaxar, e este efeito passa, há um aumento da ansiedade e, portanto, os efeitos da abstinência são imediatos, fazendo com que a necessidade de consumir drogas para obter o relaxamento.

Tratamento

A dependência química é bastante difícil de ser tratada, porque há uma alta taxa de reincidência, muito por culpa da ressaca. Por mais que o assunto que você deseja parar de consumir, o seu corpo vai precisar de substâncias que causam grande desconforto, de modo a recuperar o sujeito vai precisar de muita força de vontade, sendo muito importante ter um constante estímulo para a continuação do tratamento.

O tratamento em si é fazer com que o indivíduo parar de usar as drogas que estão sendo preparados para fazer face a sinais de abstinência. Na maioria dos casos, a dependência é tão forte que o sujeito não pode parar completamente com o uso de drogas e, assim, diminuir o consumo regularmente até atingir zero. Os dependentes serão tratados de acordo com a droga que foi e com o grau de dependência em que se encontrava.

O dependente deve ter sempre um acompanhamento especial de um psicólogo, e dificilmente pode-se dizer que está totalmente curado, porque a recaída pode acontecer de um momento para o outro, ou devido a alguma situação menos feliz. Outros tipos de medicamentos podem ser usados para o tratamento, mas sempre com acompanhamento médico, pois também podem causar dependência.

Para a reabilitação do dependente químico, é essencial para ajudar você a encontrar atividades que substitua o prazer fornecida pela droga. Existem várias clínicas especializadas que têm como objetivo ajudar o paciente a construir um novo estilo de vida.

Significado de Dependência química – o que é, Conceito e Definição
Classifique esse artigo

Deixe um comentário

curiosidades