Significado de Hereditariedade   O que é, Conceito e Definição

Significado da Hereditariedade – que é, Conceito e Definição

A hereditariedade é o conjunto de processos relacionados com a transmissão de características genéticas entre os indivíduos, isto é, os aspectos físicos e psíquicos, que são transmitidos pelos antepassados (pais) para os seus descendentes (filhos).

Hereditariedade, também conhecido como Herança Genética, garante que os fatores genéticos são transmitidos através da reprodução dos seres vivos.

Todas as informações genéticas estão presentes nos genes, que por sua vez formam o DNA de indivíduos, apresentando características únicas e compartilhada entre ascendentes e descendentes.

Existem dois tipos de herança: o específico e o indivíduo. O primeiro diz respeito a todos os fatores que são comuns a uma determinada espécie. Já o segundo refere-se aos agentes da genética responsável para as características dos indivíduos.

Assim, graças a hereditariedade específica de nascermos como seres humanos (nossa espécie), e por causa da hereditariedade do indivíduo apresentamos aspectos semelhantes às dos nossos pais.

Além dos genes, cromossomas e ADN são as protagonistas nos processos de transmissão de características genéticas entre os seres.

Veja também o significado de Cromossomos.

A genética e a hereditariedade

A hereditariedade é um dos conceitos básicos da genética, uma área de estudo científico, que se limita a estudar os fenômenos biológicos relacionados com a herança genética.

Saiba mais sobre o significado do Gene.

Os princípios da hereditariedade

  • Os genes, onde são armazenadas as informações genéticas são transmitidas dos pais para os filhos, para desenvolver suas características;
  • Os Genes são transmitidos através dos gametas (espermatozóides e óvulos);
  • Toda a informação genética está presente em gametas;

Veja também o significado do DNA.

Significado da Hereditariedade – que é, Conceito e Definição
Classifique esse artigo

Deixe um comentário