Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil

Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil | infoEnem

O novo modelo do Enem, assumido desde 2009, tem como um de seus fortes argumentos o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes. Entretanto, observamos que os estudantes com melhor classificação no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação.

Ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: muito estudo e leitura.

Pensando nisso, e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, o InfoEnem iniciou no mês de fevereiro uma série de publicações semanais que destaca os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina. Assim separamos devido as diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Já os blogs, atualizações e boas matérias.

Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados em nossa série, de uma maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos.

Evidentemente, devido a grande quantidade de informação que a internet traz, alguns sites e/ou blogs podem injustamente ficar de fora. Deixe seu comentário sugerindo outros espaços e/ou criticando nossas escolhas. Concordando ou discordando de nossa lista e notas, sua opinião é muito importante.

Hoje é o dia da Gramática.

 

Os 10 melhores sites de Gramática do Brasil:

Para os sites, nosso critério de escolha leva em consideração 5 tópicos que julgamos serem imprescindíveis e que atribuímos uma nota de zero a dez. Após a tabela, segue a descrição do que foi avaliado em cada tópico.

Para o InfoEnem, esses são os 10 melhores sites de Gramática.

SiteconteúdonavegaçãoaparênciaInteratividadeatualização www.gramaticaonline.com.br 1010999 www.portugues.com.br 1010898 www.brazilianportugues.com 109988 www.soportugues.com.br/secoes/gramatica 109998 www.brasilescola.com/gramatica 98887 www.colegioweb.com.br/portugues 88878 marcosbagno.com.br 98977 www.paulohernandes.pro.br/glossario 98777 www.radames.manosso.nom.br/gramatica 108877 www.portuguesfacil.net 88876
  • Conteúdo: diz respeito a quantidade e qualidade de todo o material oferecido pelo site,  como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc.
  • Navegação: tem relação com a divisão e disposição do conteúdo no site, além da velocidade com que as páginas abrem. Quanto mais fácil e rapidamente você encontrar o que procura em um site/blog, melhor sua navegação.
  • Aparência: consiste na organização da página, como cores utilizadas, quantidade de anúncios de publicidade, logotipo (se houver), disposição do cabeçalho, corpo e rodapé.
  • Interatividade: envolve a parte do conteúdo que promova maior entretenimento, como jogos, vídeo aulas, apresentações com animações etc.
  • Atualizações: neste tópico consideramos a frequência com que os sites publicam notícias e artigos, assim como atualizam dados de suas páginas.

Os 10 melhores blogs de Gramática do Brasil:Lembramos nossos leitores que, diferentemente dos sites, os blogs tem como principal característica trazer bons artigos relacionados às disciplinas. De uma forma geral, esses espaços não oferecem grande quantidade de conteúdos, entretanto compensam com a qualidade, trazendo leituras complementares e mais específicas.Assim, utilizaremos os seguintes tópicos: Atualização, conteúdo e aparência. Segue abaixo os 10 melhores blogs de Gramática do Brasil:

Blogconteúdoaparênciaatualização www.professorjuscelino.com.br 1099 dilsoncatarino.blogspot.com 989 blogdogramaticando.blogspot.com 10108 aescritanasentrelinhas.d3estudio.com.br 997 wp.clicrbs.com.br/sualingua 1099 g1.globo.com/platb/portugues 10910 conversadeportugues.com.br 8810 www.odiario.com/blogs/blogdalingua 885 gramaticaelinguagem.dihitt.com.br 877 showdegramatica.blogspot.com 895

 

 

Veja também:

Os 10 melhores sites e blogs de Gramática do Brasil | infoEnem
Classifique esse artigo

Deixe um comentário