Significado de QI   O que é, Conceito e Definição

O significado do QI – que é, Conceito e Definição

QI significa Quociente de Inteligência, um fator que mede a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes específicos. O QI mede o desempenho cognitivo de um indivíduo, comparando pessoas do mesmo grupo etário.

O primeiro teste para medir a capacidade intelectual foi desenvolvida no início do século xx pelo psicólogo francês Alfred Binet (1859-1911). Inicialmente, o teste foi aplicado apenas nas escolas, para identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem.

Mais tarde, o psicólogo alemão William Stern (1871-1938) cunhou a frase do Quociente de Inteligência, introduzindo os termos “IM (Idade Mental)” e “IC (Idade Cronológica)”, para relacionar a capacidade intelectual de uma pessoa e a sua idade.

As escalas de inteligência foram propostas pelo psicólogo Lewis Madison Terman (1877-1956), com base em um número de estudos sobre crianças sobredotadas. Utilizando a fórmula: QI = 100 x IM/IC, descreveu o resultado acima de 140 como gênio e valores menores que 70 como o pensamento lento.

Com base em novos estudos, David Wechsler (1896-1981) desenvolveu um teste concebido exclusivamente para adultos, definindo a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (WAIS – Wechsler Adult Intelligence Scale), que já passou por revisões.

Os níveis de inteligência são classificados de acordo com o resultado do teste, de acordo com a escala:

Igual ou maior que 130: Dotado de 120 – 129: Inteligência superior 110 – 119: Inteligência acima da média 90 – 109: Inteligência média 80 – 89: Normal fraco 70 – 79: Limite de deficiência Igual ou inferior a 69 – deficiente mental

Veja também o significado de Inteligência.

O significado do QI – que é, Conceito e Definição
Classifique esse artigo

Deixe um comentário