Mosquito palha   Insetos   InfoEscola

Mosquito-palha – de- Insetos – InfoEscola

O mosquito-palha, cujo nome científico é Lutzomyia longipalpis, é um inseto díptero hematófago da subfamília chamado de Phlebotominae, subordem Nematocera, família Psychodidae. Dos gêneros de flebotomíneos, Lutzomyia é o maior e mais ampla distribuição geográfica, com representantes dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Esse inseto é o principal transmissor da leishmaniose.

Lutzomyia longipalpis. Foto: Ray Wilson, Liverpool School of Tropical Medicine [CC BY 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5) or CC BY 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5)], via Wikimedia Commons

Lutzomyia longipalpis. Foto: Ray Wilson, da Liverpool School of Tropical Medicine [ CC-BY-2.5], via Wikimedia Commons

Os flebotomíneos são insetos holometábolos, sendo que suas fases larvais desenvolver e se alimentam de matéria orgânica depositada no solo, enquanto os adultos de ambos os sexos alimentam de açúcares de plantas. Apenas as fêmeas adultas são hematófagas, sendo o alimento importante para a maturação dos ovos.

Sua cor é amarelada, cabeça com antenas longo, com asas grandes, revestidas de cerdas. Para a diferenciação de machos e fêmeas, observou-se que os machos têm mandíbulas rudimentar , não sendo capaz de penetrar a pele dos animais vertebrados, e que não se alimentam de sangue. Recurso terminália no final de peito, que é um apêndice em forma de garra. As fêmeas são hematófogas e os machos fitófogos. Ambos vivem na mata fechada, seus ovos são depositados no solo úmido.

O ciclo biológico de L. longipalpis se processa em ambiente terrestre, e compreende quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva (quatro etapas), pupa e adulto. Após a cópula as fêmeas depositam seus ovos no substrato úmido no solo e com alto teor de matéria orgânica, para garantir a alimentação das larvas. Os ovos eclodem. As larvas alimentam-se vorazmente e desenvolver, em média, entre 20 a 30 dias, de acordo com as condições do meio ambiente. Após este período, as larvas de quarto estágio, eles se tornam pupas. O período de pupa sob condições favoráveis dura em média de uma a duas semanas. No desenvolvimento do ovo para o inseto adulto ocorre um período de aproximadamente 30 a 40 dias, de acordo com a temperatura. Em áreas urbanas, os animais domésticos são a principal fonte de alimentação das fêmeas no ambiente doméstico. A longevidade das fêmeas é estimado em 20 dias.

Embora os hábitos alimentares das formas imaturas, pouco é conhecido sobre os criadouros naturais das larvas de flebotomíneos. Os imaturos foram encontrados em ambientes domésticos, peridomésticos e selvagem. O conhecimento mais específico para esses sites de criação de facilitar o controle dessas psicodídeos.

Fonte:http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=saude&lang=pt_BR&pg=5571&tax=16040http://caminhosdabio.wordpress.com/category/inseto/lutzomyia-longipalpis/http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfrlcAF/lutzomyia-longipalpis-vetor-leishmaniose
Pietra Lemos Costa , o Comportamento da Fauna de flebotomíneos, Com Ênfase em Lutzomyia Longipalpis Em áreas Endêmicas de Leishmaniose Visceral No Município De Passira, Agreste De Pernambuco . Tese de mestrado: http://www.cpqam.fiocruz.br/bibpdf/2011costa-pl.pdf

Mosquito-palha – de- Insetos – InfoEscola
Classifique esse artigo

Deixe um comentário