Realidade Virtual → o que é e como funciona?

Como Desativar sua Conta Facebook   Como Fazer

O que é realidade virtual?

Nós conhecemos o mundo por meio dos nossos sentidos e percepção. Todos nós sabemos que temos cinco sentidos: paladar, tato, olfato, visão e audição. Esses são os sentidos mais famosos. Os humanos possuem muitos outros sentidos, como por exemplo o equilíbrio. É justamente isso que a realidade virtual tenta simular.

Todos os nossos sentidos, mais um processamento especial feito por nossos cérebros, garantem que nós tenhamos uma informação muito detalhada do ambiente em que estamos.

Toda a nossa experiência de realidade é apenas uma combinação das informações que nosso corpo consegue extrair do ambiente e que nosso cérebro consegue transformar em algo lógico. Por esse motivo, se você puder enganar os seus sentidos com informações falsas, sua percepção de realidade mudaria em resposta a isso.

Nesse caso, você estaria experimentando uma versão de realidade que não é real, mas você perceberia isso como se fosse realidade. Podemos chamar isso de realidade virtual.

Resumindo, a realidade virtual faz com que nossos sentidos experimentem um ambiente virtual gerado por um computador. Com isso, podemos explorar esse ambiente de alguma forma.

Veja também outros artigos da seção Tecnologias.

Como os óculos de realidade virtual funcionam?

 

Eles funcionam de forma parecida a um par de óculos 3D.  Isso quer dizer que eles mostram duas imagens, uma para cada olho. Essas imagens dão uma ilusão de profundidade, fazendo com que o cenário fique parecendo real.

Os óculos mais avançados conseguem acompanhar o movimento da cabeça. Esse sistema é conectado a um computador que manda sinais para ajustar as imagens vistas pelo usuário, conforme eles se movimentam.

Esses óculos possibilitam que o usuário veja uma imagem tridimensional, o que da uma ilusão de profundidade. Por exemplo, se o usuário está usando a realidade virtual para ver uma obra de arquitetura, ele conseguirá ver a construção de diferentes ângulos e andar através dela.

O objetivo do óculos é apresentar ao usuário uma novo mundo que se comporta de forma similar ao mundo real. Qualquer atraso na comunicação do óculos com o computador irá fazer com que a conexão seja interrompida. Essa situação pode causar enjoos nos usuários.

 

Fontes: vrs   vrs2