Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Significado de Cultura erudita   O que é, Conceito e Definição

Os domínios morfoclimáticos são divisões feitas em uma região para classificar diversas áreas em relação ao relevo, clima, vegetação, solo e hidrografia.

Esse tipo de classificação não é algo intuitivo e por isso é feita por geólogos. No Brasil, o responsável por fazer essa avaliação foi o geólogo Aziz Ab’Sáber.

Domínios morfoclimáticos do Brasil

De acordo com Ab’Sáber o Brasil possui 6 domínios morfoclimáticos: pradarias, mares de morros, cerrado, caatinga, araucárias, amazônico.

Pradarias

Domínios Morfoclimáticos - Pradarias

Fonte: portuguese

É uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Ocorre em regiões em que a quantidade de chuva não é suficiente para manter a vegetação. O pampa gaúcho é um exemplo dessa categoria.

Mares de morros

Domínios Morfoclimáticos - Mares de morros

Fonte: dicadeondefica

O nome mar foi dado pela semelhança das montanhas com as ondas do mar. Já o nome morros foi dado pelo grande número de morros (montanhas) nessa região, formados pelas erosões que ocorreram ao longo dos anos.

Cerrado

Domínios Morfoclimáticos - Cerrado

Fonte: portuguese

Suas características são árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. A principal característica desse bioma são os seus arbustos de galhos retorcidos e o clima bem definido.

Esse tipo de bioma pode ser observado em Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais.

 

Caatinga

Domínios Morfoclimáticos - CaatingaFonte: estudokid

O nome Caatinga significa mata branca em tupi-guarani, fazendo uma referência à vegetação desse bioma no período de seca, que perde suas folhas e fica com aspecto esbranquiçado.

O clima possui altas temperaturas, com média anual de 25ºC a 30ºC. A chuva não é bem definida na Caatinga. Porém, no geral, ocorrem poucas chuvas durante o ano. Além disso, a maioria dos solos são ricos em minerais.

A caatinga é o principal bioma do Ceará e da Bahia.

Araucárias

Domínios Morfoclimáticos - Araucárias

Fonte: ruralpecuaria

O clima é chuvoso ao longo de todo o ano, oscilando entre períodos mais e menos chuvosos. O inverno normalmente é muito frio e o verão é razoavelmente quente.

Essa vegetação é formada por árvores que possuem frutos e que não possuem frutos. As araucárias estão presentes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Amazônico

Domínios Morfoclimáticos - Amazônico

Fonte: achetudoeregiao

O clima é quente e úmido, com temperatura anual média de 25ºC e fortes chuvas. Cerca de 75% dos solos possuem altos níveis de acidez e baixa fertilidade.

O bioma amazônico possui a maior diversidade biológica do mundo, abrigando mais que a metade de todas as espécies vivas. As espécies já registradas são aproximadamente: 1.400 peixes, 520 anfíbios, 550 répteis, 1.000 aves e mais que 300 mamíferos.

Mapa dos domínios morfoclimáticos do Brasil

Domínios Morfoclimáticos - mapa de domínios morfoclimáticos

Fonte: suapesquisa

 

Fonte: wikipedia1  todamateria  infoescola  ecoturismoaventura