O que é IPTV? Como isso funciona?

3

Um dos grandes problemas das emissoras de TV é que elas escolhem o que você tem que assistir e qual o horário você vai assistir aquela programação. Mesmo que você possa escolher diferentes canais, você ainda estará bem limitado. A resposta da pergunta “o que é IPTV?” é a solução desse problema.

Para que a televisão fosse mais interessante seria melhor se pudéssemos escolher entre várias opções de programação e assistir essa programação a qualquer hora. É exatamente isso que a IPTV se propõe a fazer. Ela usa a Internet para que você possa personalizar a programação.

Outros artigos relacionados ao “O que é IPTV?” você encontra na seção tecnologias

O que é IPTV?

Para o usuário a IPTV (TV via protocolo de Internet) só muda o jeito de transmitir os dados. O sinal que antes era recebido por uma antena convencional, uma antena de satélite ou um cabo de fibra ótica, agora será recebido por um download praticamente instantâneo da programação. Para que esse serviço funcione adequadamente, o usuário precisa ter uma conexão de pelo menos 10 Mbps.

Para a empresa que está fornecendo o sinal, o IPTV é um serviço complexo. A empresa precisa de um grande sistema de armazenamento de dados para guardar todos os vídeos que ela quer deixar disponível para o usuário. Adicionalmente, é necessário criar um site que permita que as pessoas escolham a programação desejada.

Depois que o usuário escolhe o programa, é necessário:

  • codificar o arquivo em um formato adequado para a transmissão;
  • criptografar esse arquivo para que somente as pessoas que pagaram por ele consigam assisti-lo;
  • adicionar anúncios nos vídeos;
  • garantir que os anúncios enviados fiquem bem nítidos e visíveis;
  • transmitir o sinal da programação para quantas pessoas forem necessárias.

Como funciona IPTV?

Nos canais de TV convencionais, os programas são transformados em ondas de rádio e essas ondas são recebidas pela sua antena de TV. A antena converte as ondas em sinais elétricos e a televisão processa esses sinais em som e imagem.

A televisão via satélite funciona da mesma maneira, a diferença é que o sinal fica viajando entre a antena de casa e o satélite que está fornecendo o sinal. A empresa de televisão a cabo manda o sinal diretamente para as casas, sem que o sinal seja transformado em ondas de rádio.

A IPTV funciona de uma maneira totalmente diferente dessas citadas acima.

Armazenamento dos programas

Os programas ao vivo são transmitidos conforme eles são produzidos, mas existem alguns programas e filmes que são armazenados para que o usuário possa vê-los a qualquer momento.

Preparo dos programas

O programa tem que ser convertido em um formato digital para que ele possa ser transmitido pelo protocolo de Internet. Após a conversão, é necessário inserir as propagandas e criptografar o arquivo.

Transmissão unicast

Quando você está em um site, você está fazendo um link entre o seu computador (cliente) e o computador que armazena o site (servidor). O cliente requisita para o servidor todos os arquivos necessários para construir a página que você está acessando. Os servidores são tão rápidos que vários clientes podem requisitar informações ao mesmo tempo, sem que o servidor atrase. Esse tipo de relação entre o cliente e servidor é denominada unicast.

Transmissão multicast

Nessa transmissão cada pacote de dado sai do servidor somente uma vez e é mandado simultaneamente para vários destinos. Isso significa dizer que o servidor pode mandar a informação para vários clientes da mesma forma que ele mandaria para apenas um cliente. Quando o cliente troca de canal, ele apenas sai de um grupo e entra em outros grupo de multicast.

 

Fontes: iptv  explainthatstuff