História do Computador: Resumo

Os computadores estão presentes em quase todos os aspectos das nossas vidas. Mas nem sempre foi assim, por isso hoje vamos falar sobre a história do computador.

Temos outros artigos relacionados na seção História.

História do Computador

História do Computador - ábaco

A história do computador começou a quase 2000 anos na Babilônia (Mesopotâmia). O ábaco é considerado o primeiro computador. Ele era composto por um raque com dois fios horizontais e com pedras amarradas sobre ele.

Primeiro computador digital

O primeiro computador digital foi construído por Pascal em 1642. Essa invenção era capaz de somar dois números e foi desenvolvida para ajudar o seu pai, que era um coletor de impostos.

Primeiro computador automático

O grande passo para o computador automático foi o cartão perfurado. Eles foram usados com computadores pela primeira vez em 1890. Herman Hollerith e James Powers desenvolveram dispositivos que conseguiam ler as informações dos cartões perfurados automaticamente.

Com a chegada dos computadores automáticos, os erros de leitura foram reduzidos dramaticamente e o fluxo do trabalho aumentou.

ENIAC

História do Computador - ENIAC

O começo da Segunda Guerra Mundial alavancou a capacidade dos computadores, especialmente na área militar. Muitas armas que estavam sendo desenvolvidas dependiam de cálculos de trajetória e outros dados essenciais.

Em 1942, John Eckert, John Mauchly e outros associados da escola Moore da Engenharia Elétrica da Universidade da Pensilvânia decidiram criar um computador eletrônico de alta velocidade. Essa máquina ficou conhecida como ENIAC (Integrador Numérico Elétrico e Calculadora).

O ENIAC conseguia fazer operações com números de até 10 dígitos e em apenas 1 segundo ele era capaz de fazer 300 multiplicações. O ENIAC era 1000 vezes mais rápido do que os computadores de relé.

Ele usava 18.000 tubos de vácuo, seu tamanho era de 549 m² e consumia cerca de 180 kW de energia elétrica.

Descoberta dos Transistores

Na década de 50, duas importantes descobertas da engenharia mudaram os rumos da eletrônica e dos computadores. Antes da descoberta tínhamos um hardware rápido mais que não era confiável. Após a descoberta conseguimos um hardware relativamente confiável e com ainda mais capacidade. Essas descobertas foram a memória de núcleo magnético e o transistor.

Essas novas descobertas ganharam espaço rapidamente. A capacidade da memória RAM aumentou de 8000 palavras para 64000 palavras em computadores comerciais do ano de 1960.

Essas máquinas eram muito caras para comprar ou alugar. Além disso, era caro operar um computador como esse, por causa do crescente custo de programação. Na maioria das vezes esses computadores só eram encontrados em centros de computação operados pela indústria, governo e laboratórios privados, que possuíam vários programadores e uma equipe de suporte.

Microprocessadores de 32 bits

Muitas companhias como a Apple, tiveram um grande sucesso na venda de computadores na década de 70, devido a grande popularidade dos jogos para esses sistemas. Na década de 80 já existiam computadores comerciais rodando com microprocessadores capazes de lidar com 32 bits de dados e podendo processar 4.000.000 de instruções por segundo.

 

Fonte: people   seattlecentral   macquarie