Crescimento Vegetativo – O que é?

Tabela: diferença de macroeconomia e microeconomia

Você provavelmente já ouviu falar em crescimento vegetativo ou natural, certo? Mas você sabe o que é o crescimento vegetativo e ccomo é feito o cálculo? O Toda Hora irá explicar tudo, confira!

Veja também outros artigos relacionados à Geografia.

Crescimento Vegetativo

Também chamado de crescimento natural, crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado local ou país geralmente expressa em porcentagem. É um dado muito importante para os estudos da população.

Esse índice pode apontar diversos dados para a região analisada. Como, por exemplo, se a população está vivendo mais, se tem tido uma queda na taxa de natalidade. Com esses dados pode-se analisar diversos outros fatores dentro do âmbito organizacional da região, na saúde, previdência, educação e campanhas de conscientização.

Também é um importante dado que diverge entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, já que aponta a realidade social da região. Porém não pode ser considerado isoladamente para essa análise. Já que eventos como epidemias, catástrofes naturais e até mesmos conflitos violentos podem assolar uma parcela significadtiva da população.

Em países desenvolvidos, geralmente, as taxas de natalidade e mortalidade são baixas, devido ao bom envelhecimento da população e de políticas pessoais de “menos filhos”.

Como o crescimento vegetativo depende desses outros conceitos, então vamos conhecê-los:

Taxa de Natalidade

A Taxa de Natalidade representa o número de nascimentos vivos por mil habitantes, no período de um ano em uma região em específico. As taxas de natalidade diminuíram consideravelmente com o tempo, já que as famílias têm tido menos filhos. Um dos fatores que ocasionaram essa queda é o planejamento familiar e a integração crescente da mulher no mercado de trabalho. A taxa de natalidade é expressa pela seguinte fórmula:

Taxa de Mortalidade

A Taxa de Mortalidade representa o número de mortes registradas por mil habitantes, no período de um ano em uma região em específico. Podem representar inúmeras situações, como envelhecimento da população e problemas de saúde, entre outros. A taxa de mortalidade é expressa pela seguinte fórmula:

Como calcular o crescimento vegetativo

 

 

Para se calcular o crescimento natural, deve-se ter conhecimento das taxas de natalidade e mortalidade, já que, como dito anteriormente, é a diferença entre essas duas grandezas. Assim, para realizar o cálculo do crescimento vegetativo, é preciso conhecer esses dois conceitos em questão.

Seja:

CV: Crescimento Vegetativo

Tn: Taxa de natalidade

Tm: Taxa de mortalidade

Logo, a expressão que representa o crescimento vegetatitvo, é:

CV = Tn – Tm

O que você achou desse artigo? Se gostou dessa informação, compartilhe com seus amigos e nos deixe uma avaliação!
E para mais novidades não deixe de nos seguir nas redes sociais!

curiosidades