Mais acessível, Fies está próximo de bater recorde

Mais acessível, Fies está próximo de bater recorde | infoEnem

De janeiro até o início de abril, mais de 140 mil estudantes contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com balanço divulgado hoje (09) pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo a previsão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do programa, o número de contratos em um único ano deve bater o recorde que é de 153 mil, em 2011.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que, em 2010, o Fies passou por uma grande reformulação que derrubou a taxa de juros de 9% para 3,4% ao ano, além de ampliar o prazo de carência de seis meses para um ano e meio. Dessa forma, o aluno, depois de formado, passou a ter um tempo maior para começar a pagar as parcelas do financiamento.

?Depois desse período de carência, em que não se paga nada, o estudante tem um prazo equivalente a três vezes a duração do curso e mais 12 meses para pagar o financiamento. Há ainda outra novidade: o aluno de baixa renda pode agora contar com o Fundo Garantidor, que permite a assinatura do contrato sem a necessidade de fiador?, explicou.

As inscrições para o Fies podem ser feitas pela internet em qualquer época do ano, na página http://sisfiesportal.mec.gov.br/. Os dados do estudante são analisados por uma comissão da própria faculdade ou universidade escolhida. Atualmente, mais de 1.500 instituições de ensino superior estão credenciadas e atendem cerca de 500 mil universitários através do programa.

Conforme as expectativas do  diretor de gestão de fundos e benefícios do FNDE, Antônio Corrêa Neto, o programa deve fechar 2012 com aproximadamente 350 mil contratos.

Fonte: Agência Brasil

 

Veja também:

Mais acessível, Fies está próximo de bater recorde | infoEnem
Classifique esse artigo

Deixe um comentário