Significado de Pesquisa bibliográfica   O que é, Conceito e Definição

Le Parkour: o que é e qual a sua história?

Le Parkour é um esporte de movimentos rápidos, combinando atletismo e acrobacias  para superar obstáculos urbanos. Essa atividade inclui várias técnicas populares como:

  • tict-tac (andar ou correr em paredes);
  • kong (uma técnica para pular obstáculo altos);
  • precisão (pular com os dois pés juntos).

Muitas pessoas descrevem o Le Parkour como uma série de técnicas acrobáticas que são integradas para ir de um ponto a outro passando por cima, por baixo ou através de qualquer obstáculo.

Alguns praticantes gostam de formas alternativas do parkour, como correr no meio do trânsito ou passar rapidamente por multidões. Outros praticantes gostam de misturar o parkour com outros esportes, por exemplo com uma arte marcial.

História

A erupção de um vulcão destruiu a cidade de St. Pierre na ilha do Caribe chamada Martinica. Esse vulcão matou aproximadamente 28.000 pessoas. George Hebert, um tenente francês ajudou as pessoas a saírem do local, que estava povoado por europeus e africanos.

A experiência dele demonstrou que os africanos conseguiram escapar da ilha usando movimentos rápidos e habilidosos, enquanto os europeus tinham muita dificuldade para se movimentar e sempre estavam tentando passar por locais que eles passavam usualmente.

Toda essa situação deixou claro para George Hebert que ele deveria ter condições atléticas, condicionamento físico, coragem e iniciativa para servir o exército da melhor forma possível. Foi daí que surgiu a motivação do Le Parkour: “Etre fort pour être utile”, que significa “Seja forte para ser útil”.

Como George Hebert viajava constantemente, ele continuou a observar os movimentos dos africanos e em outros lugares. Baseado nessas observações, George criou um treinamento físico chamado “O Método Natural”. Esse treinamento incluía técnicas para escalar, correr, nadar e superação de obstáculos.

O Método Natural fez tanto sucesso que se tornou a base para o treinamento militar da França. Inspirado nesse método, as Forças Especiais da França criaram um método chamado “parcours du combattant”, que significa “o caminho do guerreiro”.

Muitos anos depois, Raymond Belle, um bombeiro das Forças Especiais da França retornou para sua casa e ensinou o parcours du combattant para seu filho David e também para alguns amigos do seu filho.

A partir daí, em 1988 no subúrbio de Lisses em Paris, David Belle, Sébastien Foucan e seus amigos adaptaram a técnica aprendida para que ela pudesse ser usada na cidade. Essa adaptação foi denominada Le Parkour.

Le Parkour - foto dos criadores da técnica

Lado esquerdo: David Belle e do lado direito: Sébastien Foucan

Vídeos de Le Parkour

O vídeo abaixo contêm movimentos incríveis de vários praticantes de Le Parkour

Para ver outros artigos relacionados, basta ir na categoria curiosidades.

Fontes: urbandictionary  wfpf

Le Parkour: o que é e qual a sua história?
Classifique esse artigo

Deixe um comentário