Escolaridade

Escolaridade

A escolaridade é um termo usado para se referir ao tempo de permanência dos estudantes no período escolar.

É o período onde os alunos desenvolvem as suas competências de aprendizagem e desenvolver a capacidade de compreensão do ensino.

A escolaridade também está relacionada com a progressão do ensino na escola. Ele é composto de sistemas de formal e obrigatório de educação.

Estes sistemas de educação são feitas de vários níveis escolares que são repetidas e aplicadas através da observação do crescimento e da evolução cognitiva do aluno. Estes níveis de nomes de escola têm variado, dependendo do país onde se encontram estabelecidos.

Estes níveis de ensino também pode ser chamado de grau. Eles correspondem ao nível de ensino a que um indivíduo tem, sobre os níveis de educação, que foram iniciadas ou concluídas por ele.

Veja mais sobre o significado de educação.

Níveis de escolaridade

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ? A LDB (Lei 9394/96), propõe que a educação escolar ser estruturado em dois níveis: educação básica e Educação superior.

Educação básica

A Educação básica é composta por educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

A educação infantil tem diretrizes para a educação básica de jovens e crianças. Após este período, o aluno entra na escola de ensino fundamental, que abrange um período de nove anos, e é obrigatória para as crianças a partir da idade de seis anos. Ele tem como objetivo a formação básica do cidadão. Depois disso, o aluno ingressa no ensino médio, onde ele tem uma formação voltada para o mercado de trabalho, a melhoria do cidadão como pessoa humana, e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. A escola tem a duração de três anos e precede o ensino superior.

Ensino superior

O ensino superior é o passo seguinte para o ensino médio e é a última etapa da educação escolar. Ele é ensinado em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com formação específica em diversas áreas do conhecimento profissional e científico. Quando o aluno termina os estudos de nível superior, ele obtém o seu diploma de graduação.

Após a graduação, o aluno poderá optar por dar continuidade aos estudos iniciados neste tipo de formação, através de programas de pós-graduação, que compreendem cursos de especialização, mestrado, doutorado, aperfeiçoamento e outros cursos abertos a candidatos diplomados. No entanto, estes cursos são tomadas apenas como subdivisões do ensino superior.

Veja também o significado de graduação e pós-graduação.

Escolaridade
Classifique esse artigo

Deixe um comentário