É possível esquecer como andar de bicicleta?

É possível se esqueça de como montar uma bicicleta?

Todo mundo tem uma fase em que adora andar de bicicleta e esforça-se para aprender a realizar bem esta tarefa, sofrendo de bom grado, até a queda. Mas com a chegada dos compromissos e, principalmente, na idade adulta, é comum que muita gente deixe esse brinquedo (ou de transporte).

Mas, um belo dia, sempre acontece um súbito desejo de se ressurgisse em um magrelo só para ver o que acontece. E é exatamente neste momento que aparece a dúvida cruel: será que realmente lembre-se para a vida como montar uma bicicleta?

A boa notícia, de acordo com os estudiosos do cérebro, é que quem aprende a andar de bicicleta, em algum momento na vida, você sempre saberá como usá-lo. Não há nenhuma maneira de esquecer.

Isso porque o cérebro humano é programado para reter informações e, no caso de atividades motoras, esta função fica por conta de uma pequena parte da caixola chamada cerebelo, que fica entre o pescoço e o decote. Este “compartimento” do cérebro, por assim dizer, ele salva tudo o que está relacionado com o equilíbrio e a desenvoltura dos membros. A execução de todos os movimentos necessários, por outro lado, são armazenados no sistema extrapiramidal.

guentae

Assim, este “combo” de informações armazenadas e cria um tipo de arquivo que, quando necessário, é acessado e automaticamente recupera a memória de como cada coisa é executada. Conforme os especialistas, esta fornece o cérebro de poupança de energia, de recursos que seria desperdiçado se precisamos aprender novamente a todo o movimento do costume que temos de executar.

Ainda de acordo com os pesquisadores, este mesmo princípio funciona em casos que precisamos colocar em prática outros movimentos rotineiros, como tocar um instrumento, ler ou escrever.

É possível se esqueça de como montar uma bicicleta?
Classifique esse artigo

Deixe um comentário