? Como Consultar o Extrato do FGTS ? ACTUALIZADO ?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ? FGTS é uma instituição do Governo Federal, que foi estabelecida para assegurar aos empregados os direitos legais da Consolidação das Leis do Trabalho ? O código de trabalho, com os registros oficiais de um fundo de recursos para a hora da cessação do vínculo empregatício com o empregador.

Os valores são depositados pelo empregador em uma conta de FUNDOS em nome do trabalhador e o saldo só pode ser acessado através de uma consulta ao extrato da conta.

A consulta pode ser feita junto a qualquer agência da Caixa Econômica Federal em qualquer parte do País, mediante a apresentação de documentos de identidade e do número do PIS, registrado na carteira de trabalho do beneficiário.

Quem tem direito a sacar o FGTS

Os trabalhadores, de acordo com a Legislação Brasileira, representada pela Consolidação das Leis do Trabalho, código do trabalho, têm direito a receber dos valores depositados em suas contas do FGTS, desde o dia 5 de Outubro de 1988, que até então representavam uma contribuição voluntária. Todos os trabalhadores de atividades rurais e atletas profissionais também têm direito a recursos do FGTS. Para a recepção do FGTS, o empregado deve ter relação de trabalho com uma entidade patronal de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho ? O código de trabalho. Os valores depositados pelo empregador, não serão descontados na folha de pagamento do salário mensal do empregado.

Como funciona o FGTS

O FGTS é um valor de direito legal, depositado mensalmente pelo empregador, do trabalhador. Estes valores permanecem em uma conta de FGTS, representação de interesses e à disposição do trabalhador, por ocasião do encerramento do contrato ou vínculo de trabalho. O valor depositado corresponde a 8% da arrecadação mensal do empregado e não é descontado na folha de pagamentos.

Como consultar o extrato do FGTS

A consulta ao extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS pelo empregado pode ser feita de maneira muito simples. Apesar de que a caixa de seleção enviar ao trabalhador uma cópia do extrato do FGTS, uma consulta pode ser feita por telefone, internet e diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal.

A consulta do extrato através da internet é feita diretamente na página de acesso ao portal do funcionário da Caixa Econômica Federal. Além do extrato é possível verificar se o trabalhador está apto para receber os benefícios liberados pela decisão do Governo Federal com relação aos fundos inativos.

Para consultar, acesse o site da caixa econômica federal, tenha à mão o número do PIS (Programa de Integração Social) e uma senha de usuário criada no momento de acesso ao site. Clique no link abaixo para abrir o site da Caixa Econômica Federal na área de acesso ao Extrato FGTS.

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Para acessar o extrato, são necessários os seguintes documentos:

  • Número do PIS;
  • Uma senha de acesso à conta pela internet ? Caso não tenha senha, é possível criar uma no momento do acesso ao site web.

Extrato FGTS nas agências

Caso não tenha acesso à internet, ainda assim é possível realizar uma consulta, nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal ou agências lotéricas. No Caso de o trabalhador seja portador do Cartão de Cidadão, uma consulta é também possível na caixa eletrônico de qualquer uma das agências da Caixa em todo o País.

Para realizar esta ou qualquer outra movimentação na conta FGTS é necessário ter o Cartão Cidadão em mãos, além dos documentos de identidade com foto, a carteira de trabalho e número do PIS.

Extrato FGTS por telefone

É possível obter detalhes do extrato FGTS por telefone. As chamadas são gratuitas e o empregador pode obter os valores atuais do fundo, as datas dos retiros no caso da admissibilidade até o fundo inativo e que os recursos do FGTS. O número da Caixa Econômica Federal funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, para atender os trabalhadores. Basta ligar para o SAC Caixa 0800 726 0207.

Quando estiver consultando por uma agência de loteria, vale a pena observar que o valor máximo para o saque do FGTS inativo é de R$1.500,00 nas casas de apostas apenas. Os requisitos de identificação são as mesmas que uma consulta diretamente na agência da Caixa.t

? Como Consultar o Extrato do FGTS ? ACTUALIZADO ?
Classifique esse artigo

Deixe um comentário