Carbonetos – carburetos, carbonetos – Compostos Químicos – InfoEscola

A união de átomos de dois elementos químicos, em que um deles é o carbono (C) e o outro é o mais eletropositivo da molécula dá origem à carbonetos, também conhecido como carbonetos ou carburetos. Os carbonetos podem ser representados pela fórmula geral ExCy, são sais de binário, geralmente inorgânico, são insolúveis em água e reagir violentamente com ele produzindo óxidos de metal ou hidróxidos.

É possível classificar os carbonetos em carbetos iônicos, carbetos covalentes e carbonetos metálicos, levando-se em consideração o tipo de ligação química estabelecida pelos átomos da molécula.

Carbetos iônicos

Os carbetos iônicos, ou carbonetos salina, são sólidos iônicos formados pela ligação de carbono para os metais alcalinos e alcalino-terrosos (respectivamente da família 1A e 2A da tabela periódica), que são elementos extremamente eletropositivos. Exemplos:

  • Carboneto de cálcio (CaC2) ? conhecido comercialmente como o metal duro, ele é amplamente utilizado na produção de acetileno, de aço, de cianamida de cálcio e de lâmpadas de metal duro (usada para iluminar o interior de minas e cavernas).
  • Carboneto de lítio (Li2C2) ? também recebe o nome de acetileto de lítio é produzido através do processo de datação por radiocarbono.

Carbetos covalentes (ou molecular)

Esta classe de carbonetos é formado por carbono ligado aos elementos de eletronegatividade próximos ao carbono. Se originam a partir de óxidos metálicos. Exemplos:

  • O carboneto de silício (SiC) ? substância muito difícil (perdendo apenas para o diamante), abrasivos, é usado pela indústria na fabricação de lixas, rebolos, cerâmica , sintético relâmpago e materiais cortantes; polimento de pedras e lentes; na blindagem de equipamentos, aeronaves e aeroespacial.
  • Carboneto de boro (B4C) ? mais conhecido como carboneto de boro, é um material de alta dureza, aplicada para a fabricação de blindados, coletes à prova de bala, reatores nucleares, peças automotivas, caixas de engrenagens industriais; também é usado como abrasivo no tratamento de superfícies metálicas que estão sujeitos a condições externas desfavoráveis.

Carbonetos metálicos

O carbono ligado para vários metais de transição para carbonetos metálicos. Estes elementos são extremamente difícil, devido à posição do carbono que permanece nas fendas da rede cristalina. O principal exemplo desse grupo é o carboneto de tusngênio (WC), uma liga de metal amplamente utilizado com o refletor de nêutrons e na fabricação de ferramentas de corte, dispositivos industriais, abrasivos e jóias.

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbeto http://pt.scribd.com/doc/63971256/70/Carbeto-metalico

Carbonetos – carburetos, carbonetos – Compostos Químicos – InfoEscola
Classifique esse artigo

Deixe um comentário