Capitólio dos Estados Unidos   EUA   História da construção   InfoEscola

Capitólio dos Estados unidos – EUA – História da construção – InfoEscola

O edifício do Capitólio não é um edifício como qualquer outro dos Estados Unidos, mas um edifício impressionante e surpreendente. Seu interior abriga nada menos que o Congresso dos EUA, que inclui a Câmara Alta, construído pelo Senado e a Câmara Baixa, formada pelos Deputados.

Capitólio. Foto: Andrew Bossi [GFDL, CC-BY-SA-3.0 ou CC-BY-SA-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons

O edifício, muito procurada pelos turistas que visitam a América do Norte, está localizada na capital do país, a cidade de Washington, D. C (Distrito de Colúmbia), na Colina do Capitólio, que dá nome a este bairro, no topo do National Mall, um parque nacional que se estende a este centro político para o Monumento de Washington.

A estrutura do Capitólio foi prevista inicialmente por William Thornton, um médico de origem escocesa. Seus primeiros esboços foram posteriormente modificados por Stephen Hallet, Benjamin Latrobe e, em seguida, Charles Bulfinch. Sua atual cúpula da iluminação, do incrível de altura, e o lado da câmara e do Senado foram projetados por Thomas U. Walter e agosto de Schoenborn, e terminou sob a liderança de Edward Clark .

Este edifício famoso é dominado pela cúpula central e suas duas divisões, uma para o Senado, para o norte e outro para a câmara dos deputados está localizado no sul do Capitólio. Essas alas estão focados galerias, onde os turistas podem assistir às sessões políticas que estão a desenrolar-se. Seu projeto arquitetônico é baseado no modelo neoclássico.

A mais ou menos 90 metros de distância do chão, ergue-se a majestosa Estátua da Liberdade (Nota: não confundir com a Estátua da Liberdade de Nova York), também conhecida como a Liberdade Armadas ou apenas Liberdade. Esculpido em bronze pelo artista Thomas Crawford, foi inserido na Cúpula do Capitólio , em 1863. Paradoxalmente, apesar de seu tema é a liberdade, ela foi guindada a sua posição actual para trabalhadores escravos.

Concebido como o marco zero da capital norte-americana, sua pedra fundamental foi lançada em 18 de setembro de 1793, em um evento singular, pelo Presidente George Washington, o primeiro presidente do país livre, considerado o Pai dos Estados Unidos da América.

Eles dizem que, hoje, esse pilar está localizado junto ao Supremo Tribunal federal. Em sua superfície foi esculpido um símbolo da origem da maçonaria, entrou em 1893, 100 anos após a sua colocação no local de construção. Depois de algum tempo ela foi transferida de lugar no interior da estrutura do edifício.

A sua construção começou em 1793, dois anos depois de um lote de terra concedida pelo estado de Maryland, um dos Estados norte-americanos, foi escolhido para ser o Distrito de Columbia, onde seria erguida a futura capital do país. Vários arquitetos contribuíram, ao longo dos anos, para a construção do Capitólio. Internamente, é forrada com muitas das obras de Constantino Brumidi.

A primeira sessão, realizada pelo Congresso na sede do Capitólio foi em 17 de novembro de 1800, mesmo com o prédio ainda inacabado. O trabalho de construção foi tudo realizado com a ajuda de escravos, os afro-americanos, porque os trabalhadores livres não são adaptadas para o regime instituído por esta obra.

O Capitólio, foi o alvo, muitas vezes, ataques terroristas. O mais recente ocorreu em 24 de julho de 1998, Russell Weston, Eugene Jr ocuparam o edifício e disparou, matando dois guardas de segurança. Acredita-se que, nos ataques que marcou o 11 de setembro, ele tem sido um dos objetivos dos invasores do voo 93 da United Airlines.

Após este evento as condições de segurança do edifício foram radicalmente transformadas. Os veículos são rigorosamente pesquisados e as pessoas inspecionadas com detectores de metal, enquanto que suas posses são meticulosamente submetidos aos aparelhos de raio-X.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estátua_da_Liberdade_(Capitólio)
http://pt.wikipedia.org/wiki/National_Mall
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitólio_dos_Estados_Unidos
http://www.oyo.com.br/atracoes/washington-dc/capitolio/
http://www.aviewoncities.com/washington/uscapitol.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Washington

Capitólio dos Estados unidos – EUA – História da construção – InfoEscola
Classifique esse artigo

Deixe um comentário