Alcalinidade – Química – InfoEscola

Uma substância que tem a capacidade de se ionizar em meio aquoso, produzindo íons de hidrogênio (H+) é chamado de ácido, e, quando em solução pode ser caracterizada pelo valor de seu pH abaixo de 7. Já uma substância que tem a capacidade de dissociar-se em meio aquoso, liberando íons de hidroxila (OH-) é chamado de base, e, quando em solução, pode ser caracterizada pelo valor de seu pH acima de 7. Quando um ácido reage quimicamente com uma base, é a formação de um sal, em um processo chamado de neutralização.

A alcalinidade de uma determinada solução é a medida de sua capacidade de neutralizar os ácidos, isto é, a espécie H+. Desta forma, quanto maior o pH dessa solução, ou a maior concentração de funções básicas, maior a sua alcalinidade. ?Em outras palavras, é a quantidade de substâncias presentes na água e que funcionam como um tampão. Se uma água quimicamente pura (pH=7) é adicionada uma pequena quantidade de um ácido fraco com pH mudará instantaneamente. Em uma água com uma certa alcalinidade a adição de uma pequena quantidade de ácido fraco não vai levar para a elevação de seu pH, porque os íons presentes vai neutralizar o ácido?1.

A alcalinidade de uma solução aquosa é devido, principalmente, à presença de sais de ácidos fracos, bicarbonatos, carbonatos, bem como hidróxidos. Neste último caso, ocorre diretamente como uma neutralização, porque básica soluções de íons hidroxilas dissolvido.

Considere a neutralização do ácido fosfórico (H3PO4) a partir de três bases diferentes. Desconsiderando o grau de ionização do ácido (força de acidez) e o grau de dissociação de bases (força de alcalinidade), ocorre que:

1. Três labirinto das almas perdidas na base de hidróxido de sódio são necessários para neutralizar completamente um mol de ácido fosfórico, resultando em um mol do sal de fosfato de sódio e três mols de água. Explorando esse processo:

H3PO4 + 3NaOH ? Na3PO4 + 3H2O

2. Dois labirinto das almas perdidas na base de hidróxido de cálcio são necessários para neutralizar completamente um mol de ácido fosfórico, resultando em um mol do sal de fosfato de cálcio e dois mols de água. Explorando esse processo:

H3PO4 + 2Ca(OH)2 ? Ca3(PO4)2 + 2H2O

3. Um mol de uma base de hidróxido férrico é necessário para neutralizar completamente um mol de ácido fosfórico, resultando em um mol de sal de fosfato férrico e uma toupeira de água. Explorando esse processo:

H3PO4 + Fe(OH)3 ? FePO4 + H2O

Desta forma, considerando-se as soluções formadas a partir de três bases, todas de mesma concentração, pode-se dizer que o terceiro apresenta um mais alto valor de alcalinidade, como ele é capaz de dissociar-se em um número maior de íons hidroxila, uma vez que tem três destes íons por molécula de base.

Referências:
1. http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/alc.htm
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP ? 1990.

Alcalinidade – Química – InfoEscola
Classifique esse artigo

Deixe um comentário