Afrodite – InfoEscola

Afrodite é uma deusa da Mitologia grega. É a deusa do amor, da beleza e do sexo. Corresponde à deusa Vênus da Mitologia Romana. Nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas, Afrodite era muito adorado.

A deusa Afrodite nasceu na ilha de Chipre, e a história de seu nascimento, há duas versões:

– De acordo com a versão de Hesíodo, Afrodite nasceu de uma forma incomum. Depois de Cronos cortou os órgãos de Urano (pai) e jogá-los no mar, formado em torno destes órgãos, uma espuma branca que pertencia ao mar, como se fosse uma fertilização, o que deu origem a Afrodite.

– Homero, mais convencional, Afrodite era filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas).

Afrodite casou-se com o deus do fogo, Hefesto. No entanto, ele teve muitos amantes, tanto deuses como homens mortais, e suas aventuras, foram gerados vários filhos.

Com Ares, deus da guerra, teve vários filhos, como Eros, Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Adrestia, Himeros e Pothos.

Com Hermes, o deus mensageiro, e Afrodite, que gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais), que tinha como características, além da beleza dos pais, os órgãos sexuais de ambos os genêros.

Com o deus Apolo tinha um filho Himeneu (deus do casamento), e com Dionísio, o deus do prazer, das festas e do vinho, era o filho Príapo, o deus da fertilidade, que tinha grande órgãos genitais e não de má aparência.

Afrodite também tem gerado um filho do mortal Anquises, o qual foi chamado Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Seduzindo os outros mortais como Adonis, Faetonte e Cíniras.

Apesar de ser conhecida como a deusa do amor, Afrodite, era muito vingativa, e não tinha piedade de seus inimigos. Tinha como uma de suas principais rivais, as deusas Hera e Atena. Na verdade, o seu desacordo com estas deusas deu origem à Guerra de Tróia.

Nas festas em honra de Afrodite, as sacerdotisas que as representavam eram prostitutas sagradas escrituras, sendo que o sexo com elas era considerado um ritual de adoração. As partes foram considerados ?afrodisíaco? , dando origem a este termo.

Vários artistas (pintores e escritores) já na época do Renascimento, retratado Afrodite, como Botticelli, em sua obra ?O nascimento de Vênus?.

Afrodite – InfoEscola
Classifique esse artigo

Deixe um comentário