Abertas as Inscrições na Fuvest 2019, Vestibular da USP • infoEnem

Abertas as Inscrições na Fuvest 2019, Vestibular da USP • infoEnem | infoEnem

Foram abertas, nesta segunda-feira (13), as inscrições na Fuvest 2019 (Fundação Universitária para o Vestibular), que organiza, aplica e executa o Vestibular da USP ? Universidade de São Paulo, que selecionará mais de 8,3 mil candidatos em 183 diferentes cursos presenciais de graduação.

O prazo segue aberto por pouco mais de um mês, encerrando-se no dia 14 de setembro, às 12h. Assim como nas últimas edições, o processo de inscrição é online, disponível no Portal da Fuvest na internet (app.fuvest.br/concurso). Após ler atentamente as informações da página indicada, o candidato deve ir no botão “inscrição” e depois cadastrar seu CPF e RG para iniciar o preenchimento do formulário.

Depois de encerrar todo o processo, incluindo escolha do curso e modalidade de concorrência (geral ou Ação Afirmativa) o sistema irá gerar o boleto referente a taxa no valor de R$ 170,00, que deve ser pago em qualquer agência da rede bancária até a data limite de 18 de setembro. O período específico para que participantes de famílias de baixa renda pudessem solicitar o benefício da isenção ficou aberto de 10 a 31 de julho, com liberação do resultado em 20 de agosto.

imagem17-08-2018-03-08-25

Provas da Fuvest 2019

O processo seletivo será divido em duas fases, conforme descrito a seguir:

  • a primeira, marcada para 25 de novembro a partir das 14h, trará 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, com conteúdos das disciplinas regulares do ensino médio
  • já a segunda etapa será aplicada em duas datas, 6 e 7 de janeiro, contando com 10 questões discursivas de língua portuguesa e uma redação (primeiro dia), bem como pelo menos duas disciplinas específicas ? 12 questões cada ? a carreira assinalada na inscrição (segundo dia).
  • A exceção fica por conta dos cursos de artes visuais, artes cênicas e música, para os quais, além das duas fases mencionadas, há ainda as provas específicas, com datas a serem divulgadas posteriormente durante o decorrer do Vestibular Fuvest 2019.

    Resultado e Convocações

    O resultado final, com a lista de aprovados na convocação da primeira chamada, está previsto para ser liberado no dia 24 de janeiro de 2019, no endereço eletrônico da Fuvest, com prazo para providenciar a matrícula acadêmica ainda não divulgado. Outras prováveis listas de selecionados devem ser publicadas no mês de fevereiro, nos dias 1, 8, 15 e 22, respectivamente.

    Os treineiros por sua vez, candidatos que não concluirão a etapa escolar do ensino médio em 2018 e farão o vestibular da USP para autoavaliação e acúmulo de experiência, conhecerão seu desempenho apenas em 6 de fevereiro, também pela internet.

    Novidade Desta Edicação

    A principal novidade desta edição é que não haverá mais concessão de bônus na nota final para alunos oriundos de escolas públicas, como ocorria desde o vestibular 2006. Em contrapartida, essa seleção reservará 40% de suas vagas de cada curso para estudantes deste tipo de instituição. Dentro dessa porcentagem, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para a Ação Afirmativa de Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs).

    Fuvest x Sisu ? Enem

    Também é importante lembrar que, apesar da Fuvest não aproveitar o Exame Nacional do Ensino Médio, os cadidatos poderão utilizar as notas do Enem 2018 para ingressar na USP, por meio do Sisu 2019 ? Sistema de Seleção Unificada, cujas inscrições devem ser abertas apenas em janeiro do ano que vem, após sair o resultado do exame. Os candidatos poderão tentar o ingresso na universidade pelas duas formas de ingresso.

    Abertas as Inscrições na Fuvest 2019, Vestibular da USP • infoEnem | infoEnem
    Classifique esse artigo

    Deixe um comentário